Trabalhos De Aprofundamento E De Pesquisa Sobre A Prática Profissional Da Autora

 

Memória E Apropriação: Desvelando E Construindo Trajetórias De Autoria

Memória e Apropriação

Esta monografia é um relato de dois momentos da trajetória da autora: o primeiro, refere-se ao tempo em que era aluna, e, o segundo, tempo de sua prática no Ensino Superior- professora apaixonada pelo conhecimento e implicada no processo de ensino-aprendizagem. Na primeira parte do texto – elaborando um memorial – a autora resgata seu caminho educacional, focando nas relações que estabeleceu entre a leitura, a escrita e o conhecimento. Na sequência, reconstitui sua prática no Ensino Superior com o objetivo de explicitar suas concepções de didática e de metodologia de ensino e enfocar a leitura, a escrita e o conhecimento, como instrumentos de apropriação do saber/fazer/ser; como possibilidade de estabelecimento de um diálogo crítico entre teoria e prática. Ao longo do texto, demonstra seu envolvimento e sua preocupação com a construção de uma prática pedagógica pautada na constituição da autoria – própria e de seus alunos – a partir da utilização dos instrumentos metodológicos de observação, registro e reflexão. Finaliza, refletindo sobre a importância dessa prática, analisando contribuições e limites e pontuando perguntas que nascem a partir deste trabalho.


 

Da Arteterapia Nos Cuidados Integrativos: Ensino Aprendizado Do Cui(Dar-se)

A Arterapia nos cuidados integrativosO Objetivo deste trabalho foi narrar uma experiência de formação da aluna-educadora do curso de Especialização em Teorias e Técnicas para Cuidados Integrativos, que explicitasse a importância dos instrumentos metodológicos de observação, registro, reflexão e, especialmente, a Arteterapia, como potencializadores do processo de ensino-aprendizado do cui(dar-se). A escolha deste foco deu-se em função desta tarefa ser considerada essencial, mas desafiadora para grande parte dos profissionais que atuam na área do cuidado. A autora inicia seu trabalho falando do seu lugar de origem, a escola, e de alguns fatores que vem contribuindo para que a tarefa de educar seja cada vez mais complexa e cada vez menos relacionada ao par experiência e sentido – tanto para alunos quanto para professores. Fala ainda, do paradoxo da falta de tempo dos educadores para cuidar-se, ao mesmo tempo em que respondem à demanda de uma educação voltada para o cuidado – de si, do outro, do planeta.  Continua, evidenciando a possibilidade de incorporação dos instrumentos metodológicos à prática profissional pedagógica, e compartilhando alguns de seus trabalhos, realizados com o mesmo objetivo: reaprender a cuidar-se. Finaliza, sugerindo que esta experiência seja expandida para outras realidades, onde o profissional do cuidado seja atuante.


Projeto Info – Colégio Marupiara

Projeto InfoJornal elaborado em parceria com a equipe pedagógica e direção da escola, como instrumento de síntese e divulgação aos alunos, pais, equipe pedagógica e comunidade… dos trabalhos realizados no ano letivo.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this page